quarta-feira, 22 de maio de 2013


Significado de Vocação
(segundo o site http://www.dicio.com.br)
s.f. Ação ou efeito de chamar, de invocar, de denominar(-se).
Tendência ou inclinação natural que direciona alguém para uma profissão específica, para desempenhar determinada função, para um trabalho etc: vocação literária.
Orientação ou apelo ao sacerdócio ou à vida religiosa.
Capacidade ou interesse natural por quaisquer coisas - talento: vocação para música; vocação para o canto; vocação para a escrita.
Aptidão natural: um médico de vocação.
Jurídico. Convocação feita à alguém para que esta pessoa tome posse daquilo que lhe pertence por direito.
Vocação hereditária. Convocação feita aos herdeiros legítimos à sucessão, na seqüência determinada por lei, de alguém que evidentemente tenha morrido. 

O que você entende por vocação?
Algumas pessoas confundem vocação com Dom. Dom seria uma dádiva dada por Deus, já a vocação seria uma habilidade ou uma facilidade para uma determinada coisa que você tenha.
No mercado de trabalho isso é muito visado pelos empregadores, pois não é tão interessante para eles contratar alguém que não tenha vocação para as atividades estipuladas na vaga.
As vezes você como candidato acaba mentindo para conseguir a oportunidade ou também é sincero e diz que não sabe NADA a respeito daquilo mas que gostaria de tentar e pegar o desafio.
Infelizmente existem pessoas não só no mercado de trabalho mas também em qualquer setor da vida não consegue se adaptar ao tal desafio que pegou como responsabilidade. Por que será? Na minha maneira de pensar é o seguinte, a pessoa não tem a tal da vocação.
Por mais que você tenha força de vontade não adianta se não tem vocação.
Eu acredito que o ser humano é capaz de aprender tudo e qualquer coisa, porém nem sempre vai exercer o que aprendeu com qualidade.
Não temos bola de cristal e nem somos Deus para saber se vamos nos dar bem com algo, mas tentar sempre é uma boa para pegar como experiência, que quando chegar em um outro lugar e alguém de solicitar fazer algo que você já fez (sabendo você que não desempenha da melhor maneira) já tem a resposta na ponta da língua.
Poderíamos ser capazes de aprender e exercer tudo que nós aprendemos igual no filme do Matrix não é?! Seria tudo mais fácil e menos frustrante, pois existem pessoas que são tomadas como ignorantes por não conseguir exercer bem suas responsabilidades, e nem sempre é questão de ignorância e sim de vocação!

Beijos açucarados para todos e um excelente resto de dia!

Mariana :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário